.

.

.net       Cursos

.  

...

 

Modelos Quantitativos Aplicados aos Negócios

.

.

Objetivos

As organizações cada vez mais utilizam dados numéricos e análises estatísticas para suportar a tomada de decisão gerencial.  É muito importante o conhecimento de algumas ferramentas e modelos matemáticos no dia-a-dia por parte do gestor.

Este curso visa apresentar e desenvolver alguns modelos quantitativos aplicados a negócios utilizando planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, de modo simples e rápido.

A quem se destina

Profissionais interessados em conhecer os conceitos e aplicações de modelos quantitativos para suportar a tomada de decisão gerencial.

Metodologia

Aulas expositivas sobre os conceitos e modelos (30%), análise de casos (30%) e aplicação prática e laboratório (40%).

Programa

  • Metodologia da Análise Quantitativa;

  • Probabilidade e Estatística aplicadas a Negócios;

  • Relações de dependência e independência de variáveis;

  • Correlação entre variáveis;

  • Modelos baseados em Regressão Linear Simples e Múltipla;

  • Modelos baseados em Séries Temporais;

  • Exercícios práticos e exemplos de mercado utilizando planilhas eletrônicas do Microsoft Excel.

Professor (breve curriculum)

Fábio Câmara Araújo de Carvalho é formado em Engenheira Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com concentração em Inteligência Aplicada. Doutorando no Departamento de Engenharia de Produção - Escola Politécnica da USP. É sócio da KM Business.net, onde promove negócios em gestão estratégica do conhecimento, de processos e projetos, métodos quantitativos e balanced scorecard. Trabalhou com a Datasul em projetos de gestão do conhecimento e e-learning. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), atualmente é diretor administrativo/financeiro da gestão 2010-2012. Coordena e modera comunidades virtuais, dentre elas o GetGC – Grupo de Estudos de Tecnologias em Gestão de Conhecimento e a Rede Colaborativa de Conhecimento e Valor – ILAnet. É professor de Métodos Quantitativos, Gestão Estratégica de Operações, Análise do Ambiente de Negócios, Operações de Serviços e Redes Colaborativas do MBA Executivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e no curso de Pós-Graduação em Pesquisa de Mercado com ênfase em Gestão da Informação em parceria com o IBOPE. Foi professor da Uni Sant´Anna nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação nos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Ciências da Computação. É professor da Estácio de Sá/UniRadial no curso de Administração. É professor do Senac-SP, na Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. É professor de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva da FIAP, na Pós-Graduação em Business Intelligence. É Professor de Comércio Eletrônico, Cadeia de Valor e Métodos Quantitativos do MBIS da PUC-SP. Membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) onde é Referee do ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção. É membro da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva ABRAIC. É membro e coordenador do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Duração do Curso

20 h/a

  .