.

.Livro

 

TECNOLOGIAS QUE EDUCAM: ENSINAR E APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CARVALHO, FÁBIO CÂMARA ARAÚJO DE;
IVANOFF, GREGORIO BITTAR
Copyright: 2010    1 ª edição   
184 páginas    
ISBN-13: 9788576053675
ISBN-10: 8576053675

Clique aqui para comprar o livro no site da Pearson

Voltar

Prefácio

É uma satisfação escrever o prefácio deste livro que trata de assuntos extremamente importantes para educadores numa sociedade cada vez mais conectada à Internet. Desde 2000, convivo com os professores Gregório Ivanoff e Fábio Câmara no MBA em gestão Estratégica de Tecnologia - MBIS PUC-SP e eles sempre se mostraram motivados na adoção de novas tecnologias em atividades educacionais.

A Internet começou a funcionar comercialmente no Brasil em Dezembro de 1995. Já se fazem mais de 10 anos e a cada ano que passa surgem novos serviços que passam a ser utilizados rapidamente por internautas e empresas no Brasil e no mundo. Tirar proveito destes novos serviços continua sendo um desafio para qualquer organização. No segmento educacional, por exemplo, os desafios dos educadores da escola primária até os cursos de pós-graduação ou dos educadores de Universidades corporativas estão presentes no dia-dia das salas de aula real e virtual. As pessoas que acessavam à Internet apenas com computadores, agora desfrutam dos benefícios da mobilidade com notebooks, celulares e smartphones que nos permitem estar sempre conectados à rede de qualquer local.

Os autores abordam os desafios enfrentados por todos nós e indicam caminhos que permitem criar atividades online e integrá-las com as atividades presenciais. Eles classificam categorias de programas educacionais e indicam que tecnologias e atividades podem contribuir nestas atividades.

Em meu papel de coordenador do MBIS PUC-SP, tive a oportunidade de incentivar professores, alunos, ex-alunos, pesquisadores e executivos a participarem de ações online com comunidades virtuais. Começamos com os fóruns de discussão em nosso Portal KM em 2000 e nos últimos 3 anos lançamos nossa comunidade no LinkedIn.com. Estas ações facilitaram muito a comunicação e interação com a comunidade. Vale ressaltar que compartilhar conhecimento, envolver um time de pessoas motivadas pelos projetos, e mesclar ações online com atividades presenciais foram pontos importantes neste processo.

Nos últimos 15 anos, percebo em sala de aula, que o surgimento e a utilização de novas tecnologias como por exemplo, jogos, comunidades virtuais, blogs, e-learning e redes sociais contribuem para motivar os alunos a participarem mais ativamente das atividades propostas. Aprender, ensinar, informar e comunicar sempre estiveram presentes na sociedade, o desafio agora é planejar cuidadosamente como utilizar estas novas tecnologias em nossas organizações. Este livro traz um excelente conteúdo que nos faz refletir, nos orienta e nos indica caminhos para navegarmos e planejarmos cuidadosamente atividades para nossos alunos.  

Desejo a todos uma excelente leitura.

Prof. Dr. Alexandre Campos Silva
Gerente de Consultoria da IDC Brasil.  Professor do Mestrado TIDD,
em inovação e cultura digital e Coordenador de MBA em TI, ambos da PUC-SP.

Voltar