.

.Livro

 

TECNOLOGIAS QUE EDUCAM: ENSINAR E APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CARVALHO, FÁBIO CÂMARA ARAÚJO DE;
IVANOFF, GREGORIO BITTAR
Copyright: 2010    1 ª edição   
184 páginas    
ISBN-13: 9788576053675
ISBN-10: 8576053675

Clique aqui para comprar o livro no site da Pearson

Voltar

Resenha do Prof. Jerônimo Lima – jeronimo@mettodo.com.br

Cada vez mais os processos de ensino-aprendizagem utilizam conceitos e ferramentas da Internet para aumentar a eficácia dos esforços de capacitação e desenvolvimento de pessoas com o objetivo de torná-las mais aptas para atuar na Sociedade do Conhecimento. O livro Tecnologias que Educam, dos professores e consultores Fábio Câmara Araújo de Carvalho e Gregório Bittar Ivanoff, vem ao encontro deste desafio mostrando como ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação da atualidade. A partir da utilização de bases de dados e informações, da comunicação e interação, e da construção de conteúdo, buscam maximizar o uso destas tecnologias para produzir conhecimento imediatamente aplicável ao dia-a-dia para a solução de problemas organizacionais.

A Parte I – Práticas de ensinar e aprender nas organizações traz um diagnóstico deste contexto, estabelece as principais diretrizes para a exploração dos conceitos apresentados e propõe uma ferramenta para a localização nas diferentes práticas de ensinar e aprender com as TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação. Explora também as novas práticas de navegação, as mudanças organizacionais e as competências necessárias ao agir de professores e alunos e auxilia no projeto de programas educacionais contemporâneos.

A Parte II – Práticas de ensinar e aprender: casos e experimentos explora a utilização de bases de dados e informações valendo-se de exemplos práticos que demonstram como utilizar eficazmente e-mails, imagens e mapas, vídeos, recursos para armazenagem de arquivos na Internet, dicionários, tradutores e bibliotecas virtuais. Aborda ainda a questão da comunicação e interação por meio de ferramentas colaborativas como e-mails, mensagens instantâneas, chats, grupos e comunidades virtuais, fóruns de discussão, reuniões e videoconferências, blogs, redes de relacionamento e TV pela Internet. Discute a questão da construção de conteúdo com exemplos práticos para a criação de documentos eletrônicos, a utilização de planilhas e apresentações de slides e o uso de enciclopédias virtuais. Também debate sobre a ética de conteúdo ao discutir sobre sites que comercializam trabalhos intelectuais e a detecção de plágio por meio de recursos de TIC.

A Parte III – O processo de ação na prática faz um convite à reflexão e experimentação, numa aula aberta ao leitor, mostrando estudos de casos de uso das tecnologias analisadas e apresentando sugestões para o avanço sobre o tema em busca de novos conhecimentos e práticas. E aborda as questões emergentes relacionadas às organizações e pessoas que influenciam o processo de ensino-aprendizagem.

Para complementar a aprendizagem, o livro tem um site de apoio (www.prenhall.com/camara_br) que disponibiliza material adicional para professores e estudantes e traz um referencial bibliográfico consistente e atualizado que permite o aprofundamento no tema.

Como resultado, a proposta pedagógica dos autores faz uma abordagem construtivista e inovadora para facilitar a compreensão e a utilização dos recursos e tecnologias de informação e comunicação em busca de mais produtividade na sala de aula e fora dela. Por isto, e usando uma linguagem acessível típica de quem é experiente e bastante familiarizado no tema, os autores tornam facilmente assimiláveis os conceitos e a prática das tecnologias úteis para se enfrentar o desafio da modernidade educacional, o que faz do livro um valioso guia prático para professores e estudantes que desejam ser mais efetivos no processo de ensino-aprendizagem.

O Professor Jerônimo Lima é Doutorando em Administração de Empresas pela UNISINOS. Mestre em Administração de Empresas pela PUCRS. Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS. Bacharel em Física pela UFRGS. Professor dos cursos de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Gestão e Inteligência Competitiva da PUCRS e Gestão de Pessoas e Administração de TI da Unisinos.

Voltar